Área do cabeçalho

Caçamba Hermetica Deslizante Multifuncional

Fonte: Pixabay

Benefícios

Baixo custo

Diminuição de desperdícios

Automatização do processo

       Status: Vigente.

TRL 5/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente pertinente.

 

O desenvolvimento da agropecuária nos trópicos sempre foi marcado pela incorporação de tecnologias que possibilitam convivência com as adversidades climáticas, causando sazonalidade produtiva. No nordeste brasileiro apresentado pela quadra chuvosa.  

A maioria dos produtores pecuaristas não usa tecnologias e técnicas que se caracterizam como estratégias de garantia de reserva, para segurança alimentar dos rebanhos de ruminantes, ou seja, adoção de técnicas de conservação de forragem para serem disponibilizado no período de entre safra da quadra chuvosa. Os fatores que influenciam esse fenômeno são notadamente falta de capacitação, planejamento e recursos. Fato esse que vem mudando.  

Para suprir as necessidades nutricionais dos animais é de suma importância a adoção de técnicas para conservação da forragem, dentre elas destacam-se: a desidratação da forragem por meio do ar que pode ser realizada por meio da secagem no campo ou artificialmente através da ventilação forçada ou da desidratação artificial, por meio da conservação da ensilagem com elevados teores de umidade e tirando partido de processos fermentativos e através do fornecimento de forragem verde no cocho.  

O projeto almeja o desenvolvimento de um implemento sendo, pelo menos, rodoviário que será chamado aqui de “caçamba hermética deslizante multifuncional”, do tipo caçamba deslizante de içamento; sendo construída em chassi e esqueleto em aço carbono, e paredes de pelo menos uma composição de plásticos, como por exemplo, o polietileno de alta densidade. O mesmo deverá ser capaz de transportar materiais em forma de silagem, garantindo a manutenção da qualidade do produto desde o produtor de matéria prima de alimento forrageiro até o mercado consumidor de produtos forrageiros.  

No mercado atual há uma lacuna em equipamentos para esse fim, destinado a ser aplicado a esta parte específica da cadeia produtiva agropecuária. Com a proposta de atrelar valor ao alimento ofertado aos animais. Que vai além de apenas levar o material sem condições mínimas, que garantam sua qualidade, tanto nutricional como sanitárias, e sendo acessível aos produtores por ser simples e de baixo custo.  

O projeto visa desenvolver um produto com características singulares aos encontrados no mercado. A caçamba terá função de silo rígido, no qual haverá acondicionamento, processo fermentativo e transporte do material, sem que esse tenha perdas de suas qualidades nutricionais, dentro de um raio de entrega que dependerá de parâmetro econômico-logístico, ou mesmo emergencial, não haverá deterioração da forragem. Acondicionando e transportando o material, mantendo suas qualidades e podendo ainda ter incremento nutricionais por incorporação de outras matérias primas.  

Pessoas Inventoras

Daniel Albiero

Paulo Roberto Matos Barroso

Francisco Ronaldo Belem Fernandes

Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9731

E-mail: ccadiret@ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem