Área do cabeçalho

Composição de Formulações Farmacêuticas Contendo Polissacarídeos do Cogumelo Agaricus Brasiliensis E/ou Atorvastatina Cálcica Adsorvidos Em Óxido de Grafeno, Métodos de Produção da Composição e Seus Usos

Fonte: Freepik

Benefícios

Ingredientes biocompatíveis

Potencial imunomodulador

Múltiplas aplicações

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção pode ser aplicada nos setores farmacêutico, odontológico e químico e médico e descreve uma composição farmacêutica baseada em géis contendo polissacarídeos do cogumelo Agaricus brasiliensis e/ou Atorvastatina Cálcica (ATV), adsorvidos em óxido de grafeno (OG), com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e anabólicas ósseas.  

A tecnologia é resultado de pesquisas avançadas no campo da engenharia de biomateriais, com comprovação experimental robusta utilizando modelo animal (ratos Wistar) para osteonecrose dos maxilares induzida por bisfosfonatos (OMB) — uma das complicações mais desafiadoras no tratamento de pacientes oncológicos que utilizam medicamentos antirreabsortivos.  

O diferencial desta composição está na sinergia entre ativos naturais e sintéticos: os polissacarídeos do Agaricus brasiliensis, um cogumelo de reconhecida ação imunomoduladora e antioxidante, somam-se à ATV, estatina amplamente conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e osteogênicos. Ambos são veiculados em uma matriz de hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) — polímero biocompatível e mucoadesivo —, com a incorporação do óxido de grafeno, que atua como adsorvente, modulando a liberação controlada e a estabilidade dos compostos bioativos.  

Essa composição pode ser aplicada na forma de gel biocurativo, com extensões de uso também previstas para cremes, pomadas, enxaguantes bucais, pastas de dente e scaffolds. A proposta visa promover regeneração óssea localizada, com ação direta sobre o tecido danificado, favorecendo angiogênese, modulação inflamatória e cicatrização em casos de lesões ósseas orais.  

Pessoas Inventoras

Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro

George de Almeida Silva

Ana Beatriz Nogueira Lima

Matheus da Silva Campelo

Vanessa Costa de Sousa

Paula Goes Pinheiro Dutra

CC – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85) 3366.9978

E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem