Novo Compósito Cerâmico De Li2TiO3 E Al2O3 Com Coeficiente De Temperatura Da Frequência Ressonante (τf) Próximo De Zero Na Frequência De Micro-ondas
Benefícios
Estabilidade térmica
Alta permissividade
Aplicações em microeletrônica
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
Nesta proposta de invenção, foi desenvolvido um novo compósito cerâmico termicamente estável, não alterando suas propriedades dielétricas na frequência de micro-ondas sob aquecimento. Foi fabricado um compósito formado a partir de dois óxidos cerâmicos: Li2TiO3 e o Al2O3. O parâmetro para avaliar a estabilidade térmica deste novo compósito foi o coeficiente de temperatura da frequência ressonante (τf) e para que o material fabricado apresenta excelente estabilidade térmica, o coeficiente deve estar com um valor próximo de zero.
Nesta patente um novo compósito sintetizado a partir da fase monoclínica titanato de lítio (Li2TiO3) e adições em proporções específicas de óxido de alumínio (Al2O3) para obtenção do coeficiente de temperatura de frequência ressonante (τf) próximo de zero, que foi obtido para a composição de 05% com valor de -0,58 ppm/°C. Estes compósitos apresentaram variação da permissividade entre 15 e 12, e perdas dielétricas na ordem de 10-3 e 10-2, devido a influência das propriedades dielétricas do óxido de alumínio. Por causa de suas propriedades reveladas pelo τf estes compósitos, podem ser usados como antena ressoadora dielétrica e entre outros componentes eletrônicos que trabalhem na região de micro-ondas importantes na microeletrônica, devido a sua alta estabilidade térmica.
Pessoas Inventoras
Antônio Sérgio Bezerra Sombra
Vitor Carvalho Martins
Felipe Felix Do Carmo
Ronaldo Glauber Maia De Oliveira
Departamento de Física
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9903/9483
E-mail: secretaria@fisica.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)