Nanopartículas Lipídicas Sólidas Magnéticas À Base De Cera De Carnaúba
Benefícios
Agente de contraste
Liberação controlada
Hipertermia magnética
Status: Deferido.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A presente patente trata da composição de Nanopartículas Lipídicas Sólidas Magnéticas formuladas com cera de carnaúba, malmetita e derivados de alquil fenóis. O nanossistema magnético pode ser utilizado como um sistema de liberação controlada de compostos bioativos via hipertermia magnética e como agente de contraste em Imagem por Ressonância Magnética (IRM).
As NLS possuem vantagens em relação a outros sistemas carreadores, como a menor mobilidade dos ativos incorporados nos lipídeos sólidos, a biodegradabilidade e a reduzida toxicidade crônica e aguda. Os sistemas de liberação controlada têm como objetivo permitir a liberação gradual do ativo mantendo a sua concentração plasmática em níveis terapêuticos adequados por um período de tempo.
A possibilidade da liberação de bioativo em um local específico, através do uso de estratégias de direcionamento, constitui outra importante vantagem desses sistemas. Tal direcionamento pode ocorrer através da associação desses sistemas com biomoléculas, as quais podem ser reconhecidas pelos receptores celulares do tecido alvo, ou através da incorporação de nanopartículas magnéticas.
A presente invenção representa uma estratégia para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos através da aplicação de matérias-primas de fontes renováveis e biodegradáveis.
Pessoas Inventoras
Nágila Maria Pontes Silva Ricardo
Carolina De Lima E Moura
Raimundo Rafael Almeida
Deyse De Sousa Maia
Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro
Pierre Basílico Almeida Fechine
Tamara Gonçalves Araújo
Otília Deusdênia Loiola Pessoa
Francisco Célio Feitosa De França
Aiêrta Cristina Carrá Da Silva
CC – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9977/9978
E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)