Produção De Camarão Desidratado Em Pó
Benefícios
Alto valor nutritivo
Facilidade de utilização
Aroma e sabor preservados
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
A invenção em questão apresenta uma nova forma de disponibilizar o camarão para a indústria alimentícia ou para uso na culinária, na forma de camarão desidratado em pó.
Esse produto é obtido através de um processo de secagem em spray-dryer, que permite a obtenção de um alimento com vida comercial prolongada, elevado valor nutritivo e alto valor agregado. O camarão desidratado em pó pode ser utilizado em diversos produtos como molhos, temperos para macarrão instantâneo, patês, sopas desidratadas, salgadinhos, entre outros.
A patente é inovadora e não há produtos similares disponíveis no mercado com as mesmas características, como sabor, cor e características físico-químicas preservadas. O processo de obtenção é simples e pode ser facilmente multiplicado, e a composição do produto contém um alto teor proteico (acima de 80%), de alto valor biológico, além de umidade, lipídio e cinzas.
A produção de camarão desidratado em pó é uma alternativa sustentável e natural em relação a outros produtos do mercado que utilizam aromatizantes ou insumos artificiais. A oferta desse produto pode trazer vantagens aos consumidores, que buscam por produtos versáteis e fáceis de utilizar, além de garantir a segurança alimentar e satisfação do paladar.
Pessoas Inventoras
José Maria Correia Da Costa
Janaina De Paula Da Costa
Luís Gomes De Moura Neto
CCA – Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)