Máquina Para Fatiamento De Forrageiras De Cactáceas
Benefícios
Rapidez
Eficiência
Segurança
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente pertinente.
Esta invenção se trata uma máquina mecanizada para fatiar forrageiras de cactáceas que é acionada por trator, motor estacionário de combustão interna ou motor elétrico.
A máquina possui um chassi com quatro pontos de apoio para contato solo-máquina, um sistema de acoplamento da fatiadora ao trator por meio do cabeçalho montado para o transporte, e um sistema de corte com elemento ativo formado por um conjunto de disco com pelo menos quatro dentes e fixados em um cilindro.
O sistema de corte é protegido por uma chapa metálica e conta com um conjunto de dentes posicionados entre os discos que impedem que o material vegetal fique preso. A máquina ainda possui uma bica de alimentação com mecanismo de segurança e um sistema de trava que permite o acesso ao mecanismo de corte de forma segura.
A máquina é especialmente útil para processar forrageiras de cactáceas nativas e cultivadas, como a palma forrageira, que são importantes recursos forrageiros em áreas semiáridas do Nordeste brasileiro.
Além disso, a máquina é eficiente, rápida e segura, permitindo o processamento de grandes quantidades de forrageira com pouco esforço humano e em menor tempo do que os métodos tradicionais de corte manual.
Pessoas Inventoras
Daniel Albiero
Francisco Ronaldo Belem Fernandes
Geraldo De Sousa Mota
CCA – Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9754/9755
E-mail: dena@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)