Catalisador Enzimático Para Produção De Oligossacarídeos Prebióticos, Dextrana, Leucrose E Frutose
Benefícios
Uso de suporte agarose-epóxido
Imobilização eficiente das enzimas
Produção de oligossacarídeos prebióticos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A presente patente descreve o desenvolvimento de um novo protocolo de co-imobilização das enzimas dextrana-sacarase e dextranase em suporte agarose-epóxido.
O método de co-imobilização supera a dificuldade de imobilização da dextrana-sacarase, permitindo a produção de oligossacarídeos prebióticos, dextrana, leucrose e frutose em processo contínuo e descontínuo. A matriz inerte de agarose-epóxido é capaz de favorecer a estabilidade das enzimas, inclusive em condições adversas (pH e temperatura) e facilitar a recuperação para reuso em sistemas contínuos.
A enzima co-imobilizada em suporte agarose-epóxido apresentou rendimento superior a 50% na produção de oligossacarídeos prebióticos, dextrana, leucrose e frutose na faixa de pH 3 a 8 e temperatura de 0 a 50 oC.
A inovação na área de imobilização das enzimas dextrana-sacarase e dextranase em suporte agarose-epóxido traz um grande interesse para a produção industrial em grande escala, pois é capaz de converter sacarose em produtos de alto valor agregado.
Pessoas Inventoras
Sueli Rodrigues
Luciana Rocha Barros Gonçalves
Priscila Maria Paiva Souza
Rhonyele Maciel Da Silva
CCA – Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)