Compostos De Cobre Ou Zinco Com Atividade Antitumoral
Benefícios
Ligantes orgânicos
Atividade antitumoral
Novas opções de tratamento
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
Essa invenção fornece novas alternativas para o tratamento do câncer, utilizando compostos de coordenação de cobre ou zinco com ligantes orgânicos, que apresentam atividade antitumoral.
A invenção é baseada na síntese de complexos octaédricos contendo um ligante diimina e dois ligantes vanilóides modificados quimicamente ou não. Os compostos de coordenação de platina têm limitações quanto ao seu uso devido à sua baixa seletividade e efeitos colaterais. Esta patente apresenta uma solução para esses problemas ao usar compostos com centros metálicos essenciais para o organismo, tais como Ferro, Cobre e Zinco, e ligantes que são mais específicos para células tumorais.
Os compostos propostos apresentam atividade antitumoral devido à ação de fragmentação do DNA ocasionada por espécies reativas de oxigênio (ROS, na sua sigla na língua inglesa) geradas a partir da atividade redox do cobre ou de processos hidrolíticos do Zinco. Os compostos podem ser utilizados em composições farmacêuticas para o tratamento de diferentes tipos de câncer.
Pessoas Inventoras
Eduardo Henrique Silva De Sousa
Javier Alcides Ellena
Ana Cristina Facundo De Brito Pontes
Mayara Jane Campos De Medeiros
Hugo Alexandre De Oliveira Rocha
Francisco Ordelei Nascimento Da Silva
Daniel De Lima Pontes
Wendy Marina Toscano Queiroz De Medeiros
FAMED – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-8435
E-mail: secdff@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)