Produção E Purificação De Lectina Recombinante De Canavalia Bonariensis Em E. Coli
Benefícios
Possibilidade de novos biomarcadores
Capacidade de uso em escala industrial
Produção contínua da lectina em grande quantidade
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
A patente descreve um processo de obtenção de uma proteína pura obtida a partir de um gene sintético codificante para a lectina de Canavalia bonariensis. A lectina de CaBo é uma proteína amplamente caracterizada e com fortes expectativas quanto a sua utilização terapêutica através de um diagnóstico precoce para glioma.
O uso de lectinas é importante devido à sua capacidade de ligação específica e reversível a carboidratos, o que possibilita a descoberta e purificação de novos biomarcadores em processos biológicos, como infecções virais, bacterianas e parasitárias, separação de células e componentes solúveis, fertilização, crescimento, diferenciação e metástase do câncer.
A presente invenção viabiliza a produção continuada da CaBo em lotes que garantem a sua uniformidade e pureza, utilizando E. coli BL21 (DE3) como célula de expressão. A capacidade de expressar e purificar a proteína recombinante permite a obtenção da proteína homogênea e em grande quantidade possibilitando sua caracterização biológica e estrutural bem como seu uso como possível ferramenta biotecnológica em escala laboratorial ou mesmo industrial.
A invenção também abrange um método detalhado que permite a clonagem e expressão do gene sintético no microrganismo E. coli, além de toda a etapa de purificação da rCaBo, incluindo o procedimento de digestão necessário para remover a cauda de fusão da proteína recombinante.
Pessoas Inventoras
Benildo Sousa Cavada
Kyria Santiago Do Nascimento
Mayara Torquato Lima Da Silva
Vinícius José Da Silva Osterne
Antônia Simoni De Oliveira
Cláudia Figueiredo Lóssio
Ivanice Bezerra Da Silva
Maria Luciana Lira De Andrade
Rodrigo Bainy Leal
Cintia Renata Costa Rocha
Vanir Reis Pinto Júnior
CC – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85) 3366-9817
E-mail: dbbm@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)