Peptídeos Sintéticos Para O Tratamento De Dermatofitoses Causadas Pelos Fungos Trichophyton Rubrum E Trichophyton Mentagrophytes

Benefícios

Alta atividade e especificidade

Baixa toxicidade para células humanas

Baixo risco de desenvolvimento de resistência
Status: Vigente.

BR 10 2021 004050 5

Maturidade
Tecnológica
Pesquisa básica.
A presente invenção descreve a utilização de seis peptídeos sintéticos, produzidos a partir das sequências de duas proteínas vegetais, para o tratamento de infecções causadas pelos fungos dermatófitos Trichophyton rubrum e Trichophyton mentagrophytes.
Esses fungos são os principais agentes etiológicos das dermatofitoses e apresentam resistência a várias drogas comerciais utilizadas atualmente. Os peptídeos sintéticos apresentam alta atividade e especificidade, agindo principalmente através de alterações na membrana plasmática dos fungos, o que torna o desenvolvimento de resistência menos provável.
Além disso, os peptídeos podem ser utilizados como adjuvantes de outras drogas convencionais, como a Griseofulvina, e apresentam baixa toxicidade para células humanas. A produção dos peptídeos sintéticos tem baixo custo e pode ser obtida em larga escala e com alto grau de pureza, o que os torna uma alternativa promissora para o tratamento de dermatofitoses.
Pessoas Inventoras
José Tadeu Abreu De Oliveira
Cleverson Diniz Teixeira De Freitas
Pedro Filho Noronha De Souza
Patrícia Gomes Lima
CC- Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85) 3366-9817
E-mail: dbbm@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)