Processo De Obtenção De Nanopartículas De R-ficoeritrina Para O Tratamento E Diagnóstico Do Câncer
Benefícios
Liberação sustentada do composto ativo
Aumento da estabilidade química estrutural do pigmento
Maior estabilidade espectroscópica e maior permeabilidade
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Prova experimental de conceito.
A presente invenção refere-se ao processo de obtenção de nanopartículas poliméricas estabilizadas de R-ficoeritrina por meio da encapsulação do pigmento proteico extraído de macroalgas vermelhas em uma matriz polimérica biodegradável. As nanopartículas são produzidas por meio do método de dupla emulsificação por evaporação de solvente orgânico, o que permite uma liberação sustentada do composto ativo e a acumulação passiva da ficobiliproteína nos tumores pelo efeito EPR.
A encapsulação da R-ficoeritrina em nanocarreadores poliméricos biodegradáveis aumenta a estabilidade química estrutural do pigmento, além de protegê-lo contra agentes oxidantes, proteases e outras enzimas. As nanopartículas poliméricas de R-ficoeritrina apresentam maior estabilidade espectroscópica e maior permeabilidade e retenção em células do câncer, mostrando um potencial significativo para utilização no diagnóstico e tratamento da doença.
Este método inovador pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos no campo da nanotecnologia com aplicações em sistemas de liberação combinados com agentes fotossensíveis e associações de promotores de permeação celular.
Pessoas Inventoras
Ivanildo José Da Silva Junior
Josimar De Oliveira Eloy
Raquel Petrilli Eloy
Acrisio José Uchôa Bastos Filho
Karina Alexandre Barros Nogueira
Márjory Lima Holanda Araújo
Jéssica Roberta Pereira Martins
Cláudia Do Ó Pessoa
CT – Departamento de Engenharia Química
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9610
E-mail: cedefar@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)