Esferas De Quitosana Com Bactérias Imobilizadas Para Biorremediação De Solos Contaminados Com Hidrocarbonetos
Benefícios
Eficiente e sustentável
Redução de impactos ambientais
Acelera a degradação de hidrocarbonetos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A invenção apresenta um novo sistema de biorremediação de solos contaminados com hidrocarbonetos. A tecnologia consiste em esferas de quitosana contendo bactérias hidrocarbonoclásticas imobilizadas, Micrococcus sp. Hex 06 e Gordonia sp. Hex 05, que são capazes de acelerar a degradação de hidrocarbonetos em ambientes contaminados.
A quitosana, um polissacarídeo natural, é utilizada como suporte para as bactérias imobilizadas, funcionando como um bioestimulador que fornece nutrientes para a microbiota autóctone e acelerando a biodegradação de hidrocarbonetos.
A tecnologia foi testada em ensaios de biorremediação de solo em microcosmos contaminados com hexadecano e comprovou ser capaz de estimular a atividade metabólica da comunidade microbiana, além de promover a biodegradação direta do contaminante pelo consórcio formado pelas bactérias imobilizadas.
Com isso, a tecnologia apresenta-se como uma alternativa mais eficiente e sustentável para a biorremediação de solos contaminados, contribuindo para a redução dos impactos ambientais causados pela contaminação por hidrocarbonetos.
Pessoas Inventoras
Vânia Maria Maciel Melo
Bella Giselly Torres Alves
Denise Cavalcante Hissa
CC – Departamento de Biologia
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9810/9806
E-mail: biologia@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)