Desenvolvimento De Molho A Base De Acerola, Abóbora E Beterraba
Benefícios
Rico em nutrientes
Recomendável para pessoas com restrição a ingestão de sacarose
Mais seguro e saudável que outras opções comerciais
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
A patente de invenção apresenta uma alternativa saudável e nutritiva ao catchup tradicional, sendo um molho a base de acerola, abóbora e beterraba. O molho é composto por matérias-primas com menor risco de contaminação física, química e microbiológica, em comparação ao catchup elaborado a partir da polpa de tomate.
Além disso, a beterraba e a abóbora utilizadas na composição do molho são submetidas ao cozimento a vapor e extração da polpa, o que garante a obtenção de uma matéria-prima livre de agrotóxicos e outras substâncias nocivas à saúde. O molho é elaborado a partir de formulações inéditas, utilizando também vinagre, açúcar, cloreto de sódio, amido e condimentos, sendo possível a substituição do açúcar por edulcorante. A composição básica para elaboração utiliza aproximadamente 66,6% da polpa das matérias-primas vegetais e 33,4% dos demais ingredientes.
Por fim, o molho a base de acerola, abóbora e beterraba é uma alternativa mais saudável, nutritiva e segura do que os molhos de tomate e catchups comerciais, que frequentemente enfrentam problemas de segurança alimentar, como a presença de pelos de roedores.
Pessoas Inventoras
Lucicléia Barros De Vasconcelos Torres
Luciana De Siqueira Oliveira
Barbara Denise Lima De Oliveira
Thiago Frois Tajra
Lorena Maria Freire Sampaio
Carolinne Coutinho Filizola
CCA – Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)