Processo E Biomarcador Molecular Para Detecção De Metástase Em Tumores
Benefícios
Diagnóstico precoce
Segurança para pacientes
Escolha mais assertiva de conduta clínica
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Prova experimental de conceito.
Este processo e biomarcador molecular têm como objetivo detectar, de forma eficiente, tumores malignos com disseminação à distância.
Através da detecção dos níveis de expressão dos transcritos do gene FRK e DDR1 por reação em cadeia de polimerase em tempo real, é possível identificar a presença de metástases já no tumor primário. A detecção precoce pode auxiliar no diagnóstico precoce, escolha de conduta clínica mais assertiva e circunscrever a resistência a outros fármacos.
Este processo pode ser feito de maneira rápida e segura, através da quantificação da expressão desses RNAs e da relação quantitativa entre os transcritos FRK, DDR1 e GAPDH, o que determina a presença de metástases. Os tumores cuja expressão de FRK e DDR1 for maior ou igual a duas vezes a expressão de GAPDH apresentam risco de presença de metástase.
Este processo e biomarcador molecular pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer gástrico, que geralmente é diagnosticado em fases avançadas do tumor primário ou em metástase, e tem se tornado cada vez mais difícil devido a fatores como a quimiorresistência.
Pessoas Inventoras
Raquel Carvalho Montenegro
Felipe Pantoja Mesquita
Rommel Mário Rodrigues Burbano
FAMED – Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-8435
E-mail: secdff@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)