Sistema De Ajuste De Bitola Para Tratores Agricola De Esteiras
Benefícios
Redução de custos
Reduz riscos de acidentes
Operações mais simples e economicamente viáveis
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente pertinente.
Tratores de esteiras são tratores equipados com esteiras no lugar dos pneus, apresenta melhor aderência e melhor distribuição de peso, principalmente em terra solta ou terrenos pantanosos. São mais utilizados na construção de estradas e outras grandes obras civis, embora também tenham aplicações na agricultura, onde seu uso é muito recomendado devido à menor compactação do solo pelas esteiras.
Os tratores agrícolas são montados em quatro tipos de estruturas de chassis: Monobloco, Chassi propriamente dito, Semichassi, Chassi articulado. Aplicado nas estruturas mencionadas o uso de rodados com aros e pneus, a inserção dos eixos, é possível alterar a bitola de tratores. Significa que tratores de pneus já possuem a distância entre as rodas ajustável (vão horizontal) para atender as necessidades conforme o espaçamento das culturas.
O trator projetado para receber esteiras não se altera o vão horizontal ficando uma lacuna na utilização da máquina. A proposta do invento é resolver este problema com mudanças no tipo de chassi, posicionamento de motores na estrutura das esteiras, fixação dos elementos de tração das esteiras na estrutura lateral do chassi, utilizar longarinas telescópicas fixas nas placas laterais e nas placas superior e inferior, isso possibilidade ao trator de esteiras realizar ajustes de bitolas movendo as esteiras para próximo ou distante do chassi.
Em suma, a invenção se refere a uma estrutura aplicada no setor de máquinas, em específico para tratores de esteiras, a sua finalidade é promover ajustes de bitola variando o vão horizontal de forma automática pré-programada ou selecionada pelo operador da máquina nos valores de medidas que variam entre máximo e mínimo do deslocamento das laterais. Com a aplicação da patente em máquinas com esteiras os inúmeros pontos negativos dos sistemas convencionais são convertidos em operações mais simples e economicamente viáveis. Eliminando riscos ao ser humano nas operações homem-máquina, facilitando o ajuste da máquina reduzindo a configuração de operação incluindo a condução da mesma a um posto de manutenção para a devida ajustagem, isto permitirá a máquina operar em inúmeras solicitações das mais diversas aplicações, além de reduzir os riscos de acidentes na operação de ajuste, redução de custos ao proporcionar a multifunção em diversos terrenos e aplicações agrícolas.
Pessoas Inventoras
Luciana De Siqueira Oliveira
Daniel Albiero
Flavio Roberto De Freitas Gonçalves
José Heldenir Pinheiro Bezerra
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9754/9755
E-mail: dena@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)