Colhedora Mecânica De Ervas
Benefícios
Maior agilidade
Material colhido com qualidade elevada
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
O pedido de patente de invenção apresentado, refere-se a uma colhedora mecânica de ervas, podendo ser citado como exemplo o picão-preto (Bidens pilosa). A mesma foi desenvolvida para preencher a necessidade de máquinas para colheitas dentro desse setor que vem crescendo anualmente devido a demanda gerada, principalmente, dentro do setor farmacêutico.
O processo de colheita é uma etapa muito importante no processo de produção. Em plantios comerciais que abrangem grandes áreas, necessita de máquinas adequadas para auxiliarem no processo, permitindo maior agilidade, reduzindo o tempo de colheita e permitindo maior lucro, principalmente na colheita de ervas que em sua maioria é realizada manualmente.
A produção de ervas é uma atividade com grande potencial econômico, principalmente, devido ao seu valor nutricional e farmacêutico, destacando-se como alimento funcional, sendo comercializada tanto na forma in natura e também processadas. Umas das maiores dificuldades é produzir em grande quantidade para atender a demanda gerada pela indústria, o que requer máquinas específicas e grandes regiões produtoras, cenário em que o Brasil se destaca devido potencial produtivo, atraindo investidores.
A colheita mecânica de ervas é realizada principalmente por máquinas adaptadas de outras culturas, o que pode resultar em perdas no processo. Assim, a colheita manual é a mais adotada, porém, possui alto custo operacional e logística complicada, ampliando a necessidade de investimentos em mecanização.
O incentivo ao desenvolvimento de novas máquinas para colheita tem sido a opção para que muitos produtores viabilizem a produção de algumas culturas que já tem alta demanda de mercado, pois existe uma escassez de mão de obra sem precedentes, além do mais as operações manuais representam o maior custo de produção no setor agrícola, muitas vezes, inviabilizando o negócio.
Logo, o objetivo desta inovação é construir uma colhedora mecânica de diversas ervas para realizar o processo de colheita mecânica, permitindo maior agilidade do processo resultando em um material colhido com qualidade superior devido à concentração dos princípios ativos, permitindo maior lucratividade.
A inovação compreende um sistema de corte, com facas e contra facas com acionamento por motor hidráulico, sistema de alimentação composto de; molinete, conjunto de esteiras com acionamento por motor hidráulico e calha, sendo este sistema responsável por levar o material colhido até a carreta acoplada a uma barra de tração do trator. Dispõe ainda um sistema hidráulico conectado a tomada de força, onde é a sua principal fonte de potência, responsável pelo acionamento dos motores hidráulicos.
Pessoas Inventoras
Daniel Albiero
Jose Vieira Diniz
Jose Vagner Lourenço Monteiro
Francisco De Assis Xavier Soares
Ana Talita Adeodato Portela Pontes
Joaquim Alex Rodrigues Duran
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9754/9755
E-mail: dena@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)