Compósito Formado Por Bivo4 (bvo) E Óxido De Zinco (zno) Com Coeficiente De Temperatura Da Frequência Ressonante (τf) Próximo De Zero Para Operar Na Faixa De Micro-ondas
Benefícios
Estabilidade térmica
Alta eficiência em dispositivos que operam na região de microondas
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A presente invenção está relacionada ao desenvolvimento de um material cerâmico para desempenhar boa eficiência em dispositivos que operem na região de microondas.
Nesta proposta de invenção, foi desenvolvido um sistema cerâmico para obter um material cujas propriedades dielétricas na região de micro-ondas, não se alterem de forma significativa, quando este sistema cerâmico seja submetido a um aumento de temperatura. Para este sistema cerâmico foi proposto a fabricação de um material compósito formado a partir de dois óxidos cerâmicos: BiVO4 e o ZnO. O parâmetro para avaliar a estabilidade dielétrica deste compósito foi o coeficiente de frequência ressonante (τf) e para demonstrar que o material em estudo apresenta excelente estabilidade térmica deve estar com um valor próximo de zero.
Os resultados obtidos no estudo mostraram que o coeficiente de temperatura da frequência ressonante (τf) apresentou valores bastante relevantes, principalmente para um dos compósito, onde obteve τf muito próximo de zero (4,40 ppm/°C). Estes compósitos apresentaram variação da permissividade, entre 15 e 6, causada pelas características do compósito e perdas dielétricas estáveis na ordem de 10-2, vale considerar que com o aumento das porcentagens do óxido de zinco, a perda dielétrica manteve a ordem de grandeza em todas as amostras. Este conjunto de propriedades, de comportamento estável em relação a variação de temperatura é comprovado e mostrado pelo coeficiente de temperatura da frequência ressonante e estas propriedades do compósito garantem que ele pode ser usado com segurança para o bom funcionamento de componentes em circuitos de micro-ondas, antena ressoadora dielétrica (DRA), além de outros componentes eletrônicos de grande importância utilizados em microeletrônica.
Pessoas Inventoras
Antônio Sergio Bezerra Sombra
Ronaldo Glauber Maia De Oliveira
Marcelo Antonio Santos Da Silva
Douglas Campos De Souza
Departamento de Física
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9903/9483
E-mail: secretaria@fisica.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)