Desenvolvimento De Um Processo Biocatalítico Para A Produção Do Fármaco (s)-apremilast
Benefícios
Tratamento psoríase
Alternativa sustentável
Tratamento artrite psoriásica
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, com aparecimento de lesões avermelhadas e escamas. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões no corpo podendo ser localizada ou difusa. A artrite psoriásica é uma doença inflamatória articular que ocorre em uma dentre três pessoas que têm psoríase cutânea.
Essa invenção refere-se ao desenvolvimento de um processo biocatalítico para a síntese quimioenzimática do fármaco (S)-Apremilast, um inibidor seletivo da fosfodiesterase 4 (PDE4), usado para o tratamento da psoríase ativa de moderada a grave e para a artrite psoriásica.
A biocatálise é uma das alternativas promissoras para solucionar a disponibilidade limitada, o alto preço, toxicidade e elevados tempos de degradação no meio ambiente. Os biocatalisadores apresentam características no contexto da Química Verde e no desenvolvimento sustentável, propiciando benefícios em relação à síntese química convencional na produção de intermediários farmacêuticos.
Pessoas Inventoras
Marcos Carlos De Mattos
Kimberly Benedetti Vega
Maria Da Conceição Ferreira De Oliveira
Telma Leda Gomes De Lemos
Marcos Reinaldo Da Silva
Daniel Morais Vieira Cruz
Artur Ramon Tomé Oliveira
Anita Jocelyne Marsaioli
Fábio Domingos Nasário
Centro de Ciências / Departamento de Química Orgânica e Inorgânica; Laboratório de Biotecnologia e Síntese Orgânica (LABS)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85) 3366-9369
E-mail: labs@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)