Leite fermentado KEFIR adicionado de frutas tropicais e derivados (Tropfir)
Benefícios
Aumento da digestibilidade e à tolerância à lactose
Propriedades Anti-hipertensivo, inflamatório, oxidante, carcinogênica e alergênica
Aumento da imunidade
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A presente invenção refere-se a formulações de leite fermentado Kefir adicionado de polpas de frutos tropicais, tais como açaí, goiaba, manga, caju, pitaya, graviola, maracujá, acerola, cajá, camu camu, guaraná, siriguela, abacaxi, mamão, abacate e coco e produtos derivados, tais como molhos, cremes, geleias, compotas. O produto desenvolvido é elaborado utilizando grãos de kefir, leite bovino, caprino ou a mistura dos dois leites em diferentes proporções e polpas de frutas tropicais e edulcorantes.
Com características de alto valor nutritivo e grandes benefícios à saúde, a presente invenção traz como novidade o leite fermentado Kefir adicionado de frutas tropicais e derivados.
Kefir é um leite fermentado semelhante ao iogurte natural que melhora a flora intestinal auxiliando na imunidade, tais benefícios ocorrem por conta do Kefir ser constituído por bactérias e leveduras probióticas. Portanto, o Kefir é considerado como um probiótico com grande potencial na promoção da saúde, além de ser um alimento seguro e barato. O consumo regular de kefir foi associado ao aumento da digestibilidade e à tolerância à lactose. Além disso, foram observados efeitos antibacteriano, hipocolesterolêmico, no controle da glicose plasmática, anti-hipertensivo, anti inflamatório, antioxidante, atividade anticarcinogênica, anti-alergênica e cicatrização.
Já a ingestão de frutos tropicais, com alto poder antioxidante, está ligado a diminuição de doenças degenerativas. Sendo assim, a promoção de bem-estar relacionada ao consumo do leite fermentado Kefir associado às frutas tropicais desperta o interesse do consumidor e da indústria de laticínios em colocar o produto no mercado.
Os leites fermentados já estão presentes no mercado, porém, as culturas de microrganismos utilizadas nessa inovação apresentam características singulares, com monitoramento e padronização realizados em ambiente laboratorial, promovendo maior controle das propriedades probióticas e funcionais. Além disso, as polpas de frutas tropicais adicionadas contribuem com atributos sensoriais, nutricionais e antioxidantes. Abaixo, informações nutricionais e de divulgação do modelo protótipo.
Pessoas Inventoras
Juliane Döering Gasparin Carvalho
Francisca Lívia de Oliveira Machado
Gizele Almada Cruz
Francisco Augusto Oliveira Santos
Alana Uchôa Pinto
Fernando Eugênio Teixeira Cunha
Carlos Natyell dos Santos Soares
Antonia Samara Patricio Santos
Nhaiara Monteiro de Farias Lima
Laboratório de Laticínios – Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br / lablat.ufc@gmail.com
Contato DEAL (link para outro site)