Área do cabeçalho

Sorvete/sorbet de kombucha saborizado com frutas tropicais

Fonte: pxhere

Benefícios

Alto valor nutricional

Saudável

Excelência na qualidade sensorial

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção trata-se do desenvolvimento de sorvete e sorbet a base de kombucha, saborizado ou não com frutas tropicais.  

O desenvolvimento de novos produtos alimentares apresenta-se como uma necessidade comercial, tendo em vista a demanda dos consumidores no que diz respeito a alimentos diferenciados, que apresentam benefícios para a saúde, excelência na qualidade sensorial, que sejam práticos e prontamente disponíveis.  

Visando atender a demanda dos consumidores e indústrias por alimentos mais saudáveis e diferenciados, desenvolveu-se sorvete e sorbet a base de kombucha, saborizado ou não com frutas tropicais.  

A Kombucha é um produto fermentado produzido à base de Chá verde e/ou preto. A produção da bebida acontece comumente de forma artesanal e a fermentação é consequência da ação de um biofilme microbiano (scoby ou disco microbiano que se forma visivelmente no líquido, com aspecto celulósico) constituído por leveduras e bactérias benéficas ao organismo.  

O resultado sensorial da fermentação do Chá proporciona efervescência e sabor levemente ácido, aspectos atrativos nos alimentos consumidos principalmente em locais quentes ou no período do verão. Os ácidos presentes após a fermentação são ácido acético, málico, tartárico, glucônico e ácido cítrico, os quais são responsáveis pelas características sensoriais peculiares.  

Pessoas Inventoras

Larissa Morais Ribeiro da Silva

Paulo Henrique Machado de Sousa

Rafael Queiroz Gurgel do Amaral

Eveline de Alencar Costa

Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL); Instituto de Cultura e Arte (ICA)

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85) 3366-9750/9751

E-mail: deal@ufc.br

Contato DEAL (link para outro site)

Contato ICA (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem