Área do cabeçalho

Processo de obtenção do composto palmitato de fisetinidol e seu uso como agente analgésico e antirreabsortivo

Fonte: canva

Benefícios

Analgésico

Redução da perda óssea

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção se insere no campo da química, particularmente aplicada à área de síntese orgânica, e descreve o processo de obtenção do composto Palmitato de Fisetinidol e seu uso como agente analgésico e antirreabsortivo, avaliando sua segurança.  

A periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial associada com reabsorção do osso alveolar que afeta 50% da população mundial e 64% dos indivíduos com mais de 65 anos anos de idade, sendo que a sua forma grave afeta mais de 10% das pessoas em todo mundo, representando uma das principais causas de perda de dentes. Embora a doença geralmente curse sem dor, a agudização do quadro pode determinar o surgimento de sintomatologia dolorosa.  

Diversas espécies do gênero Bauhinia, pertencentes à família Fabaceae, são utilizadas na medicina popular no tratamento de enfermidades como diabetes, infecções, dor e inflamação. Estudos revelam que as plantas desse gênero apresentam diversas atividades tais como antitumoral, antipirética, anti-úlcera, antimalárica e propriedades antioxidantes. Essas atividades farmacológicas são atribuídas à presença de terpenos, esteroides, alcaloides e principalmente, flavonoides em suas composições químicas. O fisetinidol, um flavonoide da classe das flavan-3- ol, é um metabólito secundário obtido a partir de espécies do gênero Bauhinia, tais como B. ungulata, B. pulchella, B. acuruana e B. cheilantha, que apresenta atividade antioxidante.  

O derivado semissintético Palmitato de fisetinidol desta invenção foi obtido a partir do fisetinidol isolado de Bauhinia pulchella. O Palmitato de Fisetinidol é um composto sólido à temperatura ambiente e mais estável quimicamente que o Fisetinidol. Palmitato de Fisetinidol apresentou atividade analgésica e reduziu a perda óssea alveolar em ratos, sendo destituído de toxicidade. O uso desse composto bioativo traz uma nova molécula com efeito analgésico, antirreabsortivo e que não apresenta toxicidade para a terapêutica de distúrbios do metabolismo ósseo.  

Pessoas Inventoras

Helliada Vasconcelos Chaves

Isabela Ribeiro Pinto

Jordania Marques de Oliveira Freire

Luzia Herminia Teixeira de Sousa

Sebastião Carlos de Sousa Oliveira

Dina Andressa Martins Monteiro

Gilvandete Maria Pinheiro Santiago

Ariely Marques Oliveira de Meneses

Mirna Marques Bezerra

Karuza Maria Alves Pereira

Maria Elisabete Amaral de Moraes

Raquel Carvalho Montenegro

Gerardo Cristino Filho

Vicente de Paulo Teixeira Pinto

Leôncio Mesquita de Sousa

Marcos Reinaldo da Silva

Aurélio de Oliveira Montenegro

Mestrado em Ciências da Saúde – UFC Campus Sobral

    Contato:

Fone: (88) 3695-4739

Email: ppgcsufcsobral@gmail.com

Contato Mestrado (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem