Área do cabeçalho

Aumento da Estabilidade térmica da Matriz (0,80) BaMoO4 – (0,20) CaTiO3 para operação em componentes na região de micro-ondas

Fonte: Pixabay

Benefícios

Capacidade de operar na região de micro-ondas

Propriedades elétricas preservadas com a variação de temperatura

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

O presente invento apresenta um novo compósito que é constituído por molibdato de bário (BaMoO4) e titanato de cálcio (CaTiO3) para operar na região de micro-ondas e que apresenta estabilidade térmica. Essa característica permite que o invento seja utilizado para a fabricação de antenas ressoadoras dielétricas (DRA), bem como outros dispositivos que atuem em circuitos de micro-ondas.  

O compósito desta invenção possui frequência ressonante de 9,72 GHz, operando dentro da faixa da Banda X (8 – 12 GHz). O que demonstra que este material poderia atuar como um dispositivo que opere na região de micro-ondas, mantendo suas propriedades elétricas preservadas com a variação de temperatura.  

Pesquisas demonstram que as cerâmicas podem ser utilizadas em diferentes dispositivos, como por exemplo; ressoador dielétrico para transmissão em alta frequência.  

Os ressoadores dielétricos podem ser utilizados como antenas para melhorar a transmissão de sinais, pois os materiais cerâmicos são estáveis quimicamente e reprodutíveis. Com isso, os ressoadores constituídos de materiais cerâmicos são candidatos para possíveis aplicações em comunicação sem fio de quinta geração (5G).  

Materiais com propriedades dielétricas adequadas são importantes para o desenvolvimento de setores de informação e tecnologia como, por exemplo, sistemas de rede sem fio, internet, telecomunicações, dentre outras tecnologias que dependem desse tipo de materiais. Há compósitos cerâmicos que são utilizados como dispositivos que operam na região de micro-ondas, pois estes dispositivos são empregados no setor de telecomunicações. Setor este que tem se desenvolvido em função das melhorias na fabricação de circuitos digitais de micro-ondas em que muitas vezes são utilizadas DRA’s. Uma DRA, geralmente, é um dispositivo ressonante miniaturizado usado para controle de frequência em circuitos integrados de micro-ondas, podendo ser utilizado também em dispositivos de comunicação.  

Este compósito apresenta propriedades dielétricas e estabilidade térmica adequadas para ser utilizado em componentes que operem na região de micro-ondas.  

Pessoas Inventoras

Antonio Sergio Bezerra Sombra

Francisco Alekson Chaves Nobrega

Marcelo Antonio Santos da Silva

João Paulo Costa do Nascimento

Tallison Oliveira Abreu

Felipe Felix do Carmo

Vitor Carvalho Martins

Roterdan Fernandes Abreu

Departamento de Física

    Contato do Departamento:

Fone: (85) 3366-9903

E-mail: secretaria@fisica.ufc.br

Contato Dept. Física (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem