Semeadora puncionadora multifuncional para semeadura de multiculturas
Benefícios
Maior conservação do solo
Aumento da capacidade de campo e produção
Adaptável para diversos terrenos
Status: Concedida.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
A semeadura consiste na colocação de sementes no solo, para que depois elas possam brotar e se desenvolver, originando novas plantas. Para isso ser feito da forma mais satisfatória possível, porém, os agricultores geralmente contam com o auxílio de alguns equipamentos. Esta máquina torna esse trabalho mais fácil e preciso.
As semeadoras são instrumentos agrícolas destinados a dosar a quantidade adequada de sementes e depositá-las no solo, de acordo com o padrão de distribuição, que varia conforme a cultura a ser plantada. Especialistas consideram as máquinas desse tipo como uma das mais importantes na agricultura, pois elas criam as condições ideais para que o processo de semeadura seja realizado de forma correta. Quando ocorrem falhas nessa etapa, o estabelecimento da cultura pode ser afetado, devido à redução do estande final de plantas, o que compromete a produtividade e a rentabilidade do cultivo.
Existem dois tipos principais de semeadoras: as de fluxo contínuo e as de precisão. As primeiras são popularmente denominadas “semeadeiras” e distribuem grandes quantidades de sementes na abertura feita na terra (sulco de semeadura), com pouca distância entre um e outro grão. Já as de precisão são conhecidas como “plantadeiras” e se caracterizam por distribuir sementes espaçadas, com distâncias mais homogêneas no sulco.
A máquina criada na UFC é de precisão e foi projetada para realizar a distribuição de sementes de maneira pontual por meio de um puncionador vertical, que faz furos no chão e deposita as sementes no solo de forma precisa. Esse puncionador é acionado pelas rodas que movem a semeadora e por um eixo que inicia o processo de punção. Ao girar, o eixo faz com o que o sistema de punção desça, perfure o solo e abra a cova para a deposição da semente, garantindo um processo de semeadura uniforme.
Além disso, o equipamento gera menor revolvimento de terra se comparado a semeadoras que utilizam hastes e discos sulcadores e por isso possibilita maior conservação do solo. Com esse tipo de mecanismo, é possível semear em terrenos com pedras, além do baixo consumo energético,outro fator positivo da semeadora.
O utensílio é adaptável e pode ser utilizado no cultivo de diferentes culturas. Para isso é necessário realizar algumas regulagens, como no disco dosador de sementes, na profundidade de deposição e no espaçamento entre os grãos.
O público-alvo do invento são principalmente os agricultores familiares. Isso porque existem poucos equipamentos do tipo voltados aos pequenos proprietários rurais, embora esse segmento seja responsável por grande parte da produção agrícola nacional, especialmente de itens direcionados ao consumo interno. Abaixo, projeto da semeadora que poderá contribuir para a elevação da qualidade do trabalho agrícola familiar.
Pessoas Inventoras
Daniel Albiero
Rafaela Paula Melo
Francisco Ronaldo Belém Fernandes
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Departamento:
Contato DENA (link para outro site)