Área do cabeçalho

Prevenção e combate à tuberculose

Editor HTML Online
 

Benefícios

Produção em larga escala.

Função de molécula ligadora.

Superação de possíveis falha do método existente.

  Status: Concedida.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

O estudo gerador da patente é concentrado no campo da ciência básica e identificou e caracterizou uma nova proteína no agente causador da tuberculose humana, o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. 

Denominada sMTL-13 (secreted Mycobacterium tuberculosis lectin 13 kDa), a proteína desempenha um papel importante na biologia da infecção do hospedeiro, como explica o Prof. Lucas Nogueira. “Alguns resultados preliminares sugerem um potencial diagnóstico e vacinal. 

Demonstramos que a proteína sMTL-13 do Mycobacterium tuberculosis pode ser expressa em um sistema de produção heteróloga (diferente do organismo de origem), o que significa que podemos produzir em larga escala, além de demonstrar sua função de molécula ligadora em certos açúcares.” 

Outro aspecto da sMTL-13 é a sua possibilidade como marcador diagnóstico. “Demonstramos também que o soro de pacientes com tuberculose ativa apresenta altos níveis de anticorpos IgG (Imunoglobulina G, protege a longo prazo contra infecções bacterianas e virais) contra a sMTL-13. Além disso, a sMTL-13 está presente apenas nas espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis, estando ausente nas espécies de micobactérias não tuberculosas, o que pode conferir especificidade ao diagnóstico”, comenta o docente. 

O objetivo geral do estudo com o Mycobacterium tuberculosis, ressalta o pesquisador, é buscar superar as possíveis falhas do método hoje utilizado na prevenção da doença. “A atual vacina BCG, usada há mais de 90 anos, possui uma variabilidade na sua eficiência de proteção contra a tuberculose em adultos, o que justifica a busca por novos candidatos vacinais”, declara.

Pessoas Inventoras

Benildo Cavada 

Lucas Nogueira 

Cristiane Frota 

Manoel Barral-Netto (FIOCRUZ-BA) 

André Báfica (UFSC) 

Sergio Costa Oliveira (UFMG) 

Henrique Couto Teixeira (UFJF)  

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

    Contato: Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem

 

Marcadores:, ,